Sobre o Projeto

Um projeto dedicado à prevenção de todas as formas de violência

O Projeto Tartanina foi idealizado por um grupo de psicólogas clínicas que tinham em comum a experiência profissional no atendimento às vítimas de abuso sexual. Uma experiência compartilhada que mostrou ao grupo a importância de conscientizar a sociedade sobre a vulnerabilidade infantil.

Cientes da importância de colocar o tema em pauta, o grupo deu início as atividades do Projeto Tartanina, que atualmente conta com dois livros: O Segredo da Tartanina e o Tesouro da Tartanina, que abordam a violência contra crianças e adolescentes. Os livros tratam o tema de forma lúdica com objetivo de interagir com as crianças. No entanto, o projeto também conta com ações de capacitação direcionadas aos profissionais de diversas áreas relacionadas à pedagogia, psicologia e áreas afins, que desejam se preparar para utilizar o material em salas de aula e outros ambientes nos quais atuam diretamente com crianças.

Para aproximar-se do público e criar identificação, os livros contam as histórias de uma pequena tartaruga que como qualquer criança pode estar vulnerável aos diversos tipos de violência. As aventuras, descobertas e aprendizados de Tartanina são narrados com leveza, cuidado e linguagem adequada para facilitar a compreensão da mensagem. Um apanhado de detalhes planejados com objetivo de deixar o material atrativo e interativo o suficiente para conquistar a atenção das crianças, despertando o interesse pelo assunto.

O primeiro livro, O Segredo da Tartanina trata o tema do abuso sexual, já no segundo livro, O tesouro da Tartanina, as autoras discorrem sobre outras vulnerabilidades que são colocadas em evidência através da exploração do tema bullying, atualmente uma das formas de violência mais frequente entre crianças e adolescentes. Diante dessa realidade o livro visa a prevenção e proteção às crianças, bem como a sensibilização de adultos para a gravidade da situação.

Outras Vulnerabilidades

O Tesouro da Tartanina, o segundo livro da série, trata do bullying, outro importante fenômeno que atinge a muitas crianças e adolescentes, uma forma de violência que é praticada comumente pelos próprios pais.

O bullying pode incluir várias situações em que crianças ou adolescentes fisicamente mais fortes ou com grande poder de influência e persuasão subjugam os outros por meio da violência física (empurrões, chutes, tapas, socos etc.) ou psicológica (xingamentos, difamação, intimidação, utilização de redes sociais para denegrir a reputação e etc.) com o objetivo de provocar dor e humilhação na vítima, tornando-a incapaz de se defender sozinha e favorecendo a repetição da violência.

Apesar do bullying ser muito mais frequente do que se supõe, a maioria dos pais e professores desconhece a abrangência do problema, em geral as vítimas de bullying não solicitam ajuda de colegas ou de adultos. Há uma grande inabilidade para lidar com tal situação, ora confundida com brincadeiras e desentendimentos típicos entre crianças, ora levada a grande mídia como questões de segurança pública. O fato é, existe grande urgência em tratar este tema com as próprias crianças e adolescentes, através de estratégias de prevenção e de capacitação de pessoas que lidam diretamente com crianças e adolescentes, dando-lhes as informações necessárias para combater esse grave problema social.

Inserido neste contexto, O Tesouro da Tartanina é uma importante ferramenta para a introdução do tema tão polêmico. Por meio do uso de metáforas, crianças e adolescentes são ensinados a lidar com a diversidade, a ter atitudes pró-sociais e a valorizar a amizade.

Livro Tartanina

Como tudo começou

O livro, bem como o projeto, são frutos da experiência profissional das autoras no atendimento prestado às vítimas de abuso sexual. A ideia de criar um livro infantil surgiu da dificuldade no diagnóstico de alguns casos, em especial envolvendo crianças muito pequenas. O material nasceu como um recurso lúdico que visava contribuir para a elucidação de vários casos de suspeita de abuso cometido contra crianças.

Contudo, no decorrer do trabalho foi comprovada a efetividade do uso da literatura para atuar também na prevenção ao abuso sexual. A partir disso, o grupo passou a direcionar seus esforços para a criação, divulgação e realização de ações de capacitação de pais, educadores e outros profissionais que trabalham diretamente com crianças.

Acesse nossa lojinha e compre as historias da Tartanina!

© 2014 Projeto Tartanina